Material didático 6 anos

Confira nosso material completo clicando aqui!

Segue abaixo uma amostra da nossa formação 1

**Para maiores informações sobre a formação completa, envie um e-mail para: contatohomeschooling@gmail.com

OBJETIVOS DA SEMANA

Nesta semana o estudante irá:

  • Exercitar a contagem dos números de 1 a 10;
  • Reconhecer a importância dos números para a contagem;
  • Refletir sobre a diferença entre desenhos e palavras;
  • Praticar a escrita das vogais;
  • Explorar as letras e as palavras escritas a partir delas;
  • Identificar materiais utilizados no dia a dia e conhecer um pouco mais sobre eles: plástico, papel e metais.

SEMANA 1

DIA 1: SUGESTÃO DE APLICAÇÃO PARA SEGUNDA-FEIRA

Abertura da Rotina

A abertura da rotina deverá ocorrer todos os dias durante a Formação 1. Esse momento é importante não só para o desenvolvimento da noção de tempo, mas também para que a criança crie familiaridade com os elementos que vêm sendo usados ao seu redor para registrar a passagem do tempo, como as marcações de dia, mês e ano.

Material Calendário 1 (clique aqui para baixar)

Para a utilização do calendário no momento da abertura da rotina, peça à criança para preencher o número do dia do mês e as informações sobre o tempo (nublado, ensolarado, chuvoso), movimentando o carrinho para o dia correspondente e indicando o dia da semana.

Alunos avançados: Se o seu filho já domina a ordem dos dias da semana e identifica a data referente a cada dia do mês, você pode acrescentar uma informação a mais no preenchimento dos dados: a temperatura do dia. Vocês podem acessar juntos o site da previsão do tempo para coletar as informações.

Leitura de introdução ao dia  

Sorteie uma rima, piada, o que é o que é, enigma, ditado ou versículo da Bíblia para começar o dia. Você pode ter uma pequena conversa com a criança sobre o material sorteado. Este momento também deve ser repetido diariamente durante toda a Formação 1, pois ele serve para organizar a rotina e introduzir o trabalho que será desenvolvido em cada dia.


Contação de História

No nosso curso, a semana sempre começa com uma história. Você é livre para escolher a história que deseja contar, mas apresentaremos sugestões de livros diferentes de acordo com a temática a ser trabalhada.  As perguntas de interpretação estão divididas em dois blocos: o primeiro é para quem seguiu a nossa sugestão e o segundo, para quem optou por outro livro.

Livro sugerido:

Palavras muitas palavras. Autora: Ruth Rocha. Ilustrador: Raul Fernandes

Este livro é uma ótima ferramenta para explorar o som das letras, por isso, durante a leitura, procure enfatizar o som da letra em questão. Enfatize pronunciando as palavras claramente.

Não esqueça de explorar as muitas imagens que aparecem em cada uma das páginas. Elas ilustram outras palavras que começam com a letra que está sendo retratada. Peça para que a criança nomeie as imagens ao longo da leitura.

Dica para antes do início da leitura

Procure acompanhar a leitura da história usando o seu dedo indicador. É importante que a criança veja que o dedo vai se movimentar da esquerda para a direita à medida que você for lendo. Dessa forma, ela vai assimilando que a leitura acontece sempre no sentido da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Interpretação da história

Perguntas Bloco 1

Inicie a leitura pedindo para que a criança aponte onde tem texto e onde tem imagem nas páginas do livro.

Pergunte e explique o significado das seguintes palavras, na medida em que vão aparecendo: automóvel, boliche, cartola, delegado, gargareja, impertinente, atrevido, inconveniente, insistente, matuto, matreiro, sagui, si sustenido, zunindo, zanzando.

Na página da letra G, pergunte: por que o galo precisa gargarejar para depois cantar?

Na página da letra H, pergunte: por que o homem é coisa importante? Você concorda?

Na página da letra I, pergunte: como é o inseto que o livro descreve? Fale com suas palavras.

Na página da letra J, pergunte: como é o nome das outras imagens da página e que também começam com J?

Na página da letra L, pergunte: como é o nome das outras imagens da página e que também começam com L?

Na página da letra P, pergunte: por que a palavra “povo” é o “nome de todos nós”?

Na página da letra R, pergunte: por que o rato morreu de dor de barriga?

Na página da letra X, pergunte: o que é xará?

Perguntas Bloco 2 

Para livros com narrativas

Substitua a palavra “personagem” pelos que estão nomeados no livro que você escolheu.

No meio da história, se você notar que a criança se distraiu, pergunte para ela o que aconteceu até ali.

Aponta para mim onde tem texto e onde tem imagem?
-Quem são os personagens principais e quais as suas características?
-Qual o problema que os personagens enfrentam?
-Em que época/tempo se passa essa história?
-Onde, em que lugar, está acontecendo essa história?
-Como o personagem se sentiu depois disso? Como você se sentiria?
-Você acha que o personagem fez certo? Como você reagiria? O que ele poderia fazer? Quais as opções?

-Explore o significado de expressões de linguagem como “bateu as botas” ou “cor de burro quando foge”, se estas estiverem presentes no texto.

-Explore finais alternativos. Você gostou do final? Tem outra ideia para acabar essa história? O que você gostaria que tivesse acontecido?

Para livros com rimas:

-Pergunte a respeito das palavras que rimam, o que elas têm em comum. Você conhece outra palavra que combinaria com essa?

Construção de um Alfabeto Pessoal

Visualizar o alfabeto todos os dias é algo muito importante no processo de alfabetização. Este contato vai fazer com que a criança, além de memorizar a sequência das letras, esteja sempre observando as iniciais das palavras e vá criando, em seu cérebro, a correspondência entre som e escrita.

Neste dia faremos a montagem da primeira parte do alfabeto, até a letra M. As instruções para a confecção de ambos os modelos estão no vídeo logo acima.

Instruções para o modelo 2:

Peça para que a criança pinte cada uma das letras e se desejar também os desenhos. A pintura das letras é importante para memorização da forma de cada uma delas.

Atividade de Caligrafia

Imprima e peça para que a criança preencha a atividade disponibilizada abaixo.  Durante a execução desta tarefa, observe a coordenação motora da criança: se ela demonstrar muita dificuldade em seguir as linhas, é um sinal de que são necessários mais exercícios desse tipo. Consulte a seção Exercícios Extras e imprima mais folhas para reforçar a coordenação na escrita.

Introdução aos números

Finalização da Aula

Este momento é muito importante para que a criança desenvolva a noção de tempo transcorrido e execução de tarefas. Pergunte a ela o que vocês fizeram desde o início da aula e anote no caderno dela a ordem, conforme sugerida. Chame atenção caso tenha havido alguma troca na ordem dos acontecimentos relatados ou se algo tiver sido esquecido. Coloque, além da data, o seguinte título no topo da lista: O que fizemos hoje?.

DIA 2: SUGESTÃO DE APLICAÇÃO PARA TERÇA-FEIRA

Abertura da Rotina
Leitura de introdução ao dia


Jogo dos Copos e Letras

Materiais necessários:

– 10 copos plásticos

– 1 bolinha de papel

Como montar o jogo

Use as letras do alfabeto que já foram construídas pela criança até agora e coloque um copinho atrás ou ao lado de cada letra. 

Como jogar:

Você deve colocar 5 copos com 5 letras (dentre as que já foram feitas) a uma distância da criança e entregá-la a bolinha de papel. Peça, por exemplo, para que jogue a bolinha e acerte no copo da letra “A”. Se a criança arremessar corretamente no copo, ela deverá falar alguma palavra que comece com a letra “A”, com exceção das que já estão escritas em seu Alfabeto Pessoal.

Repita esse processo com todas as 5 letras da rodada. Depois, separe mais 5 e posicione os copos adequadamente para o jogo, e assim por diante, até se esgotarem as letras do Alfabeto Pessoal.

A criança deve escrever no caderno as letras na ordem em que for tentando acertar nos copos. Em seguida, você pode analisar com ela outras palavras que podem ser formadas com aquelas letras. Se a criança ainda tiver disposição, peça-a para que copie as palavras no caderno.

Para esta atividade, é interessante que o adulto educador disponha de algum suporte para escrever as palavras que forem sendo citadas; pode ser uma folha de papel, uma lousinha, um quadro branco, etc.

Reflexão: O Plástico

Introduza o assunto tendo em mãos um dos copos utilizados na atividade anterior e pergunte à criança:

Você sabe do que é feito esse copinho? De onde vem o plástico?

Assistam juntos, em um computador, tablet ou até mesmo celular, o vídeo do Homeschooling Brasil sobre o plástico.

Peça para que a criança busque, na casa, os brinquedos ou materiais de plástico que conseguir encontrar. Conte, juntamente com ela, o número de objetos coletados e em seguida peça-a que escreva no caderno o número total de itens.

Finalização da Aula

DIA 3: SUGESTÃO DE APLICAÇÃO PARA QUARTA-FEIRA

Abertura da Rotina
Leitura de introdução ao dia


Construção de um Alfabeto Pessoal (Parte 2)

Esta atividade consiste na continuação da montagem do alfabeto até a letra Z.

Depois da finalização na construção do Alfabeto Pessoal, localize com a criança as letras que formam o nome dela. Peça-a para escrever seu próprio nome no caderno e, em seguida, o nome da mãe/ do pai ou educador(a). Não deixe de auxiliá-la neste processo, fazendo perguntas e demonstrando a escrita das letras com as quais a criança ainda não esteja familiarizada.

Reflexão: O Papel

Em posse de uma folha de papel em branco, pergunte ao aluno:

Você sabe do que é feita esta folha?  O que é papel?De onde vem o papel?

Assistam juntos, em um computador, tablet ou até mesmo celular, o vídeo do Homeschooling Brasil sobre o papel.

Peça para que a criança procure pela casa e colete brinquedos e materiais de madeira. Conte, juntamente com ela, o número de objetos coletados; logo após, peça-a para escrever o número total em seu caderno. Oriente a criança a localizar no alfabeto a letra inicial das palavras madeira e papel.

Contando folhas de papel

Reflexão sobre a letra inicial “A”

No final da atividade ajude a criança a ler cada uma das palavras falando a letra “A” em volume mais alto.

Finalização da Aula

DIA 4: SUGESTÃO DE APLICAÇÃO PARA QUINTA-FEIRA

Abertura da Rotina
Leitura de introdução ao dia


Trabalho com Rótulos

Material necessário:

  • latinhas de metal (bebidas, achocolatado e leite em pó, ervilha, milho, atum/ sardinha, etc). Note que não precisam estar vazias, mas precisam ter rótulo.

Como realizar a atividade:

Inicie a atividade perguntando à criança:

  • Você consegue ler o que está escrito aqui?

Incentive-a a tentar ler cada um dos rótulos, passando o dedo pelas palavras, para acompanhar a sequência das letras que forma cada palavra.

Provavelmente, o aluno acertará algumas das palavras, por relacioná-las automaticamente ao nome do produto conhecido por ele (ele pode dizer Nescau, por exemplo, por adivinhação/ dedução). Apesar de não parecer, esta atividade é muito importante pelo fato de possibilitar que a criança diga a palavra mesmo ainda não estando completamente alfabetizada. O que ela está aprendendo é que palavras podem nomear as coisas e que, portanto, todas as palavras possuem algum significado.

Explore os números do código de barras de cada rótulo com a seguinte pergunta:

  • O que você acha que significa este número?
  • Este número é igual aos números que usamos para contar os objetos outro dia?

Explique que o código de barras não representa uma quantidade, mas uma identificação. Você pode ainda mostrar seu CPF ou documento de identidade e também um número de telefone. Estes números não estão “contando” coisas, mas, na verdade, são códigos que contêm alguma informação.

Atividade: Enigma com Letras

Esta atividade consiste em um enigma envolvendo as iniciais das palavras. Oriente a criança a preencher a folha impressa com a primeira letra de cada uma das marcas para que a mensagem secreta seja revelada.

Reflexão: O Metal

Incentive a reflexão perguntando ao aluno:

Você sabe do que são feitas estas latas? O que é metal? De onde vem o metal?

Assistam juntos, em um computador, tablet ou até mesmo celular, o vídeo do Homeschooling Brasil sobre o papel.

Peça para que a criança escreva no caderno o nome do metal que ela mais gostou (auxilie na escrita).

Brincadeira com o imã (opcional)

Mostre para criança um metal sendo atraído por um imã e deixe-a curiosa sobre o assunto. Você pode responder, por hora, que o metal é atraído pelo imã. Futuramente ela pode fazer uma pesquisa na internet sobre o assunto.

Jogo do Dado

Material necessário:

  • 1 dado.

Como jogar: Neste jogo, a cada rodada, a criança e o educador lançam o dado e aquele que tiver tirado o número maior ganha. Deixe que a criança sozinha conclua que o maior número vence a rodada, pois o objetivo é justamente comparar os dois resultados. A cada rodada peça ao aluno para escrever os números de cada participante e circular o maior entre eles.

Finalização da Aula

DIA 5: SUGESTÃO DE APLICAÇÃO PARA SEXTA-FEIRA

Abertura da Rotina
Leitura de introdução ao dia


Matemática e Música

Assistam juntos, em um computador, tablet ou até mesmo celular, a videoaula do Homeschooling Brasil do link abaixo e incentive a criança a cantar e fazer os exercícios propostos no vídeo.

Atividade de Contagem

Escolha um dos modelos abaixo:

MODELO 1

Faça o download do documento com os elefantinhos e peça para que a criança recorte e agrupe os elefantes, colocando no caderno da maneira a seguir, até completar 10. Se a criança não souber ainda recortar com destreza no formato das imagens, desenhe um círculo ao redor para facilitar o corte.

MODELO 2

Material necessário:

  • forma de gelo vazia;
  • canetinha hidrocor.

Coloque os elefantes dentro das forminhas respeitando as quantidades indicadas. Depois disso, peça ao aluno para escrever no caderno os números de 1 a 10 na sequência.

Atividade de Revisão e Avaliação

Imprima e explique para a criança os enunciados de cada um dos itens. O ideal é que você deixe que ela atue sozinha, justamente porque é a partir do seu desempenho nesta tarefa que você irá avaliar se os objetivos da semana foram atingidos.

Após o término, faça a correção e revise com a criança os exercícios que foram preenchidos de forma incorreta e os que ela não conseguiu fazer. Este momento é muito importante porque é um momento de retomada e fixação do conteúdo estudado.

**Se você tem interesse em adquirir a formação completa, mande um e-mail para: contatohomeschooling@gmail.com

Voltar para: